CIÊNCIABLOG  SOFÄ DA SALA | BLOG BRAZIL WEIRD NEWS

 


       

 

 


 

 

ciência, realidade fantástica

02/12/2006

LEVITAÇÃO ACÚSTICA

por Lygia Cabus

 

 

FOTOS: LIVE SCIENCE

Na Northwestern Polytechnical University, em Xi'an - China, os cientistas pesquisam a levitação. Seu objetivo é encontrar um modo de trabalhar com substâncias farmaceuticas sem utilizar containers (recipientes).

 

Freqüentemente as substâncias são muito corrosivas ou reagem com o material dos recipientes produzindo resultados corrompidos. Nas primeiras experiências, foi obtida a levitação de pequenos globos de matéria sólida e líquida (iridium e mercúrio, respectivamente). Os objetos levitaram com o auxílio de um campo acústico produzido por ultrassom.

Para criar o campo são usados um emissor e um refletor de ondas sonoras que em posições opostas geram uma área de "tensão sonora" que "sustenta" os corpos contidos na "área de tensão".

 

As experiências foram adiante submetendo pequenos seres vivos ao processo, fazendo-os levitar. Formigas, besouros, aranhas, abelhas e um peixinho ficaram suspensos no ar apoiados na "bancada de som".

Duas "joaninhas" (espécie de besouro), levitaram por 30 minutos. Os insetos tentavam fugir, mas tinham apoio para as patas e os podiam voar, não conseguiram vencer a força do campo de tensão sonora. O peixe ficou "confuso", vivo, fora d'água, não morreu porque os cientistas, usando uma seringa, introduziam o líquido no espaço do campo em intervalos regulares.
 

FONTE
CHOI, Charles. Scientists Levitate Small Animals

LIVE SCIENCE - publicado em 29/11/2006

 

 

 

 

 

 







edições: Sofä da Sala
julho, 2012 | 2006
ligiacabus@uol.com.br