MISTÉRIOS BLOG  SOFÄ DA SALA | BLOG BRAZIL WEIRD NEWS

 


       

 

 


 

 

 

mistérios

28/04/2007

ANTÁRTIDA

ALGO SE MOVE SOB O MANTO GELADO

FONTE
Something is Moving Under Antarctica UFO-AREA
(out of net)

Trad.& adaptação Lygia Cabus

 

 


 

 

Cientistas descobriram que algo está se movendo sob o gelo antártico. No começo deste ano (2007), lasers espaciais detectaram grandes lagos no subsolo gelado.

 

Há algum tempo vários rios e lagos têm sido descobertos na região. Localizado há mais de duas milhas {mais de 3.200 km sob o gelo) abaixo do gelo, o Lago Vostok é o mais conhecido lago subglacial do mundo mas existem muitos outros lagos semelhantes.
 


Há alguns anos, a imagem de um satélite espião em órbita sobre a Antártida revelou uma anomalia. Com base nas informações do satélite surgiram especulações de que haveria uma estrutura feita por "mãos humanas" escondida sob profundamente no gelo.

 

Se for confirmada a obra humana ali, será, possivelmente, a mais antiga ruína arqueológica do planeta, confirmando a hipótese de que, na Antártida, poderia ter florescido uma civilização.
 


A Antártida é um continente fantástico. A camada de gelo que cobre quase todo o continente tem mais de uma milha de espessura. Ali estão localizadas várias bases científicas de diferentes países, trabalhando no mais frio ecossistema do mundo, exposto a ventos que alcançam velocidades superiores a 200 milhas por hora.

Sem dúvida, muitas surpresas podem estar ocultas sob manto glacial. Um mistério que os satélites estão começando a desvendar. Helen Amanda Fricker, geofísica do Scripps Institution of Oceanography, tem mapeado a costa da Antártida estudando pequenas mudanças em elevações detectadas por satélite.
 


Na Antártida Ocidental, Fricker descobriu algo surpreendente. Uma mudança de elevação da massa de superfície de uma canal de água por demais significativa e incomum para ser causada pelo movimento normal de marés, que é de 0,5 a 2 metros de deslocamento.

 

O deslocamento verificado é de 6 metros em dois anos. A geofísica comentou: Eu não esperava por isso. eu estou chocada. Alguma coisa debaixo do gelo está se mexendo.
 


São elevações simultâneas em uma área oval que tem entre 15 e 30 km de comprimento que, em alguns pontos teve acamada de gelo rachada pelos movimentos que se refletem na superfície.

 

Poderia ser um outro lago subglacial; a questão é que existe algo movendo-se nele ou movendo o lago como um todo. Pode haver água circulando entre os numerosos lagos da região.

 

O comportamento desses lagos ainda não foi completamente entendido pela ciência embora já se saiba que a dinâmica de suas águas é determinante na configuração do ecossistema antártico.

 









edições: Sofä da Sala
2007 | fevereiro, 2012
ligiacabus@uol.com.br