ARQUIVO DE NOTÍCIAS   BLOG  SOFÄ DA SALA | BLOG BRAZIL WEIRD NEWS | SOFÄ DA SALA NO FACEBOOK  privacidade

 


       

 

 

 


A consciência não é uma sudorese do cérebro. DIVALDO FRANCO

 

 

 

 

 

notícia, religião

22/07/2007

VISSARION -  REENCARNAÇÃO DE JESUS NA RÚSSIA?

 

      

 

 

RÚSSIA, 2007 - Em meio às vastas extensões da Sibéria, mais um "Cristo" vem reunindo seguidores desde 1991 [há outros casos, como no México e no Brasil*]. Sergei Torop, 46 anos [em 2007], filho de um operário de construção, aos 18 anos entrou para as Forças Armadas soviéticas.

 

Em 1985, começou a trabalhar como guarda de trânsito, no turno da noite. Nesta época, Torop começou a olhar as estrelas: "E eu senti que as estrelas eram minha casa".

 

Em 1990, aos 29 anos, ele teve a percepção de sua natureza divina e entendeu que Deus o enviara à Terra por causa do ódio, da guerra, da degradação ambiental; "porque o mundo passa por um momento crítico e somente quando a raça humana se tornar uma única família as portas do Universo se abrirão".

Torop e seus seguidores moram em Abode of Dawn [Morada do Alvorecer], uma pequena cidade que não está nos mapas, situada na taiga siberiana, na Depressão de Minusinsk, distrito de Krasnoyarsk.

 

Ali, em meio a terras ermas e frias, vivem cerca de 250 pessoas a uma temperatura que chega a 50° negativos. Outros devotos vivem em 40 vilarejos próximos somam entre 4 a 5 mil fiéis do novo Messias - os "vissariosistas" [outras fontes falam em 10 mil pessoas, além de seguidores em outros países, como Alemanha].

Sergei Torop declara-se Jesus Cristo reencarnado e, em suas palestras com discípulos, fala de sua vida na Judéia e de sua morte nas mãos de Poncio Pilatos. Nesta vida, chama a si mesmo de Vissarion e sua seita é chamada, pelas autoridades, de Igreja do Último Testamento e se auto-denomina Comunidade da Fé Unificada [Community of Unified Faith]. O Cristo russo tem esposa e seis filhos. Sua doutrina desencoraja o consumo de álcool, drogas, tabaco e recomenda uma dieta rigorosamente vegetariana.

Em seus 61 mandamentos, a doutrina enfatiza como valores a serem cultivados: a gentileza para com todas as criaturas, a não-agressão, a paz, a pureza de pensamentos, praticar o bem além de todas as medidas. Os moradores de Abode... tentam comer somente aquilo que cultivam mas compram produtos complementares, como açúcar, grãos, sal, farinha de trigo e chá.

 

A ênfase na preservação ambiental é um ponto destacado na doutrina de Vissarion. A energia elétrica da casa do "mestre", que fica no alto de uma montanha, é fornecida por um painel de captação de energia solar.

Além de doutrinar,O "Cristo russo emprega seu tempo em orações; ele também é pintor. Periodicamente, Vissarion desce do topo da montanha para encontrar seus seguidores. Aos domingos, recebe-os em casa.

 

A economia local é mantida pela comercialização de produtos artesanais, como peças de madeira, produtos têxteis, cerâmica e óleo de cedro. Em suas pregações, ele já foi a Moscou, à Europa Ocidental e Estados Unidos. Ele tem site oficial - VISSARION UNIFAITH - na internet onde podem ser encontrados os livros de sua doutrina: O Último Evangelho.

O ÚLTIMO EVANGELHO

 



Autoridades do governo russo e estudiosos da religião consideram a Igreja do Último Testamento um dos mais fortes grupos ou seitas entre as que emergiram na Rússia desde o fim da União Soviética, em 1991.

 

Não é um fenômeno russo. É mundial. Milhares de novos grupos religiosos vêm se formando em todo o planeta. É o resultado de uma desilusão coletiva com as igrejas tradicionais. "É um fenômeno de massa, as pessoas estão procurando alguma coisa..." - comenta Christopher H. Partridge, autor da Enciclopédia das Novas Religiões [Encyclopedia of New Religions].

A teologia dos novos grupos trabalha com interpretações revisionistas do cristianismo, hinduísmo, budismo ou, ainda, com idéias mais exóticas, com a volta do Messias em um disco voador.

 

Alexander Dvorkin, acadêmico moscovita e um dos especialistas russos em novas religiões acha que o culto de Torop explora vulnerabilidades existenciais dos seguidores. Dvorkin estima que, atualmente, cerca 800 mil russos são membros de seitas religiosas novas.

Em seus 61 mandamentos, a doutrina enfatiza como valores a serem cultivados: a gentileza para com todas as criaturas, a não-agressão, a paz, a pureza de pensamentos, praticar o bem além de todas as medidas.

 

Os moradores de Abode tentam comer somente aquilo que cultivam mas compram produtos complementares, como açúcar, grãos, sal, farinha de trigo e chá.

 

A ênfase na preservação ambiental é um ponto destacado na doutrina de Vissarion. A energia elétrica da casa do "mestre", que fica no alto de uma montanha, é fornecida por um painel de captação de energia solar.

Além de doutrinar, o Cristo russo emprega seu tempo em orações; ele também é pintor. Periodicamente, Vissarion desce do topo da montanha para encontrar seus seguidores. Aos domingos, recebe-os em casa.

 

A economia local é mantida pela comercialização de produtos artesanais, como peças de madeira, produtos têxteis, cerâmica e óleo de cedro. Em suas pregações, ele já foi a Moscou, à Europa Ocidental e Estados Unidos. Ele tem site oficial - VISSARION UNIFAITH - na internet onde podem ser encontrados os livros de sua doutrina: O Último Evangelho.

Mark Denisov, representante do governo nas relações com a igreja de Vissarion, disse que as autoridades monitoram de perto a atividades do líder Vissarion. No começo, quando a igreja foi implantada, membros insistiam em cuidar da educação das crianças [fora da escola], recusavam vacinas e outras modernas práticas da medicina.

 

Em conseqüência, pessoas morreram no começo dos anos de 1990; algumas suicidaram-se, outras sucubiram a doenças por rejeitarem tratamento médico. Estes problemas não existem mais; Torop e seus "fiéis" aderiram às leis locais adaptando a doutrina ao sistema oficial de educação e assistência à saúde.

 

      

 

FONTE:

Novel Faiths Find Followers Among Russia’s Disillusioned

RELIGION NEWS BLOG, JULY 18, 2007

[http://www.religionnewsblog.com/18763/vissarion]

   

 

 

 

 

 



 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 




      

 

edições: Sofä da Sala
JULHO, 2007
ligiacabus@gmail.com

 SOFÄ DA SALA NO FACEBOOK